

Materiais Suleadores

#ParaTodosVerem: Imagem de crianças negras sentadas uma atrás da outra em um brinquedo de madeira. Estão sorrindo. Ao fundo árvores compõe a paisagem.
Aqui há uma seleção textos e vídeos que serviram de referências ao longo dos anos de existência do Programa. São textos de pensadores/as/ys que pesquisam a iniciação artística, as relações entre adultos e crianças, as culturas da infância, a integração artística e outros temas que se
relacionam às práticas do PIÁ. Há também textos escritos pelos (as) próprios (as) artistas que, ao longo da última década, têm escrito a história desse Programa, além de textos poéticos, vídeos, filmes e o acervo de nossa memória.
"Sulear" é um convite a problematizarmos o caráter ideológico e universalizante do termo nortear (norte: acima, superior; sul: abaixo, inferior). Assim pretendemos visibilizar e destacar as perspectivas do sul como local de produção de conhecimento, em um gesto contínuo de descolonização de nossos corpos, atitudes e memórias.
O termo sulear apareceu pela primeira vez em um texto do físico brasileiro Márcio D'Olne Campos (“A Arte de sulear-se”), que foi referendado e trazido por Paulo Freire para a perspectiva da educação. Boaventura Santos também traz o conceito em sua abordagem das epistemologias do Sul. E o filósofo sul-africano, Mogobe Ramose, aprofunda o debate trazendo a perspectiva do ubuntu.


Branquitude


Coleções: História Geral África


Cosmologias


Artigos variados


Teses e dissertações: aprofundamentos e saberes


Dicionários e línguas


Jogos


Artes Integradas e Processos Criativos


Sobre a Experiência, a Imaginação e o Brincar


Poéticas Literárias


Cultura e Sociologia da Infância


Desenvolvimento da criança e faixas etárias


Intersecção: Étnico-Racial


Intersecção: Cidade, Território e Classe Social


Intersecção: Gênero e Sexualidade


Tecnologias digitais, arte e educação


Filmes e vídeos

