top of page

GT Acessibilidade

Histórico do PIÁ em relação às ações sobre acessibilidade

O PIÁ e a Acessibilidade.png

Em 2016, foram criados diversos grupos de trabalho no PIÁ, entre eles, o GT INCLUSÃO.

De 2016 até 2020, alguns/as/es artistas educadores abordaram a acessibilidade em ensaios de pesquisa-ação, a maioria deles, por meio de relato de experiências artístico-pedagógicas com crianças e adolescentes com deficiência.

Seguem alguns ensaios:

 

Em 2020, algumas ações aconteceram com foco em acessibilidade. O Seminário de Formação pela primeira vez realizado com a presença de intérpretes de libras:

  • PRÁTICAS PARA TODES, FORMAÇÃO E ACESSIBILIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=cFi9rAjB5Vw&list=PL9Bin25O9GkaprXFR8oibJJ3I36n-nBfc&index=6 

Em 2021, o edital de seleção e credenciamento do PiÁ e Vocacional contou com pontuação bônus para pessoas com deficiência.

Para que ações afirmativas de fato aconteçam dentro de uma política pública, é preciso que toda a estrutura prática e de pensamento também se transformem e isso requer exercício.

Nesta edição histórica, a coordenação artístico-pedagógica propôs a criação mensal de videogole pelas equipes microrregionais. Os videogoles são materialidade de audiovisual de até dois minutos de duração com conteúdos artístico-pedagógicos criados por artistas educadores e compartilhados com a sociedade civil, em um ano em que o PIÁ foi realizado em modo remoto por conta da pandemia da Covid-19. Com a proposta dos videogoles, veio também a indicação de que todos os vídeos fossem legendados. A intenção era iniciar um processo de mudança de olhar e prática para as produções no programa, por meio de uma diretriz geral. Para a realização do videogoles, foi compartilhado com todes artistas educadores do PIÁ um Kit de Divulgação com orientações sobre aplicativos de legenda pela Articulação de Área de Comunicação, e também orientação sobre a utilização da linguagem e descrição de imagem #paratodesverem Alguns fundamentos foram compartilhados pela coordenação, como exemplo: Canal Preto - ACESSIBILIDADE NAS PERIFERIAS E NAS RUAS

 - https://www.youtube.com/watch?v=bZ24rfKIOJY ).

Na reunião geral onde foi conversado sobre a proposta do vídeo-gole um grupo de artistas educadoras sugeriu  a criação de uma comissão de acessibilidade para dar continuidade ao debate. A comissão 2021 foi formada por Maria Gabriela Felipe, Aline Alves, Jéssica Policastri, Thammy Alonso, Suelen Ribeiro e Vanessa Biffon.

Por sugestão da coordenação, a comissão uniu-se com a Área que Processos Artístico-Pedagógicos - formada por Joice Jane, Elaine Silva e Evandro Gonçalves -  e juntos criaram o encontro formativo 5º Kuribingajana Pangu - Trocas de Sabenças.

O material formativo criado para este encontro encontra-se na Biblioteca Virtual do PIÁ, na aba “Formação”. Outra ação em 2021 foi a oficina de libras, com a participação do artista educador Márcio Minoru, além das artistas que já participavam do GT. Foi construído um carrossel de cards e compartilhado nas redes sociais do PIÁ pelo GT: https://www.instagram.com/p/CW0svnTg56a/  

 

Em 2021 ainda, houve uma série de formações com o foco na acessibilidade, com transmissão pública.

  • Acessibilidade na Formação Cultural - parte

https://www.facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica/videos/432104757839284/ 

  • Acessibilidade na Formação Cultural - parte 2:

https://www.facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica/videos/563111904709170/ 

  • Quem cabe no seu Todes?

https://www.facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica/videos/806814293532310 

  • Como no processo de superar violências somos capazes de produzir belezas? 

https://m.youtube.com/watch?v=cjlJldosMbQ&feature=youtu.be

  • Arte, Acessibilidades e barreiras atitudinais

https://www.facebook.com/pia.p.iniciacaoartistica/videos/4847397608669285 

bottom of page